Vaga para Consultor Sénior em Sistemas de Informação

Vaga para Consultor Sénior em Sistemas de Informação
Vaga para Consultor Sénior em Sistemas de Informação

16 Agosto, 2019

RECEBA VAGAS NO SEU EMAIL:

Informamos que todas as oportunidades de emprego publicadas no site VAGAS.INFROMOZ, sem excepção, não implicam qualquer custo para os candidatos

Consultor Sénior em Sistemas de Informação para assistência técnica no fortalecimento do sistema de informação de saúde

UNICEF works in some of the world’s toughest places, to reach the world’s most disadvantaged children. To save their lives. To defend their rights. To help them fulfill their potential.

Across 190 countries and territories, we work for every child, everywhere, every day, to build a better world for everyone.

And we never give up.

For every child, Clean water

How can you make a difference?

  1. Purpose and Objective:

A presente consultoria insere-se no conjunto de actividades de reforço dos sistemas de informação de saúde, implementado através da parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério da Saúde da República de Moçambique (MISAU).

Nos últimos anos, tem se verificado grandes avanços na implementação de novas intervenções e expansão de outras já existentes nos vários programas do Sistema Nacional de Saúde com vista a aumentar a cobertura e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados tanto a nível das unidades sanitárias como da comunidade.  

Para documentar, monitorar e avaliar o progresso e impacto da implementação destas intervenções, assim como para poder identificar e resolver os seus constrangimentos, tem se vindo a fortalecer as plataformas e os sistemas electrónicos de informação de saúde, incluindo o Sistema de Informação em Saúde para Monitoria e Avaliação (SISMA), e outras interfaces complementares para recolha, gestão, analise e reporte dos dados electronicamente.

Alguns exemplos são os aplicativos de recolha de informação em telefones ou tablets, como o UpScale usado pelos APEs na comunidade, ou o módulo de gestão hospitalar usando a mesma plataforma que o SISMA que permite entre outras funcionalidades reportar as causas dos óbitos maternos, perinatais e neonatais a partir das principais unidades sanitárias do país. Outra iniciativa implementada recentemente é o Sistema Electrónico para o Seguimento de Pacientes (SESP) também integrada na plataforma do SISMA com o objectivo de aumentar a cobertura e retenção nos serviços de PMTCT e tratamento de HIV para mulheres grávidas, crianças e adolescentes.

Em paralelo, também se têm vindo a actualizar os instrumentos de recolha de dados em papel como é o caso dos novos livros de registo nas consultas CCS e CCD ou os livros dos APEs para reflectir a expansão do pacote de intervenções oferecidas a nível comunitário.

Sendo, portanto, o sistema de informação de saúde dinâmico e em crescimento, é importante garantir por um lado a interoperabilidade entre as diferentes plataformas e sistemas eletrónicos, e por outro lado, que os dados colhidos por diferentes fontes e a diferentes níveis estejam coerentes ao longo de cada etapa do fluxo dos dados e finalmente possam se traduzir em indicadores de processo e de impacto alinhados com as prioridades programáticas.

O objectivo geral desta consultoria é fornecer assistência técnica no fortalecimento do sistema de informação de saúde.

Os objectivos específicos são:

  1. Consolidar a interoperabilidade e funcionamento das diferentes plataformas e sistemas electrónicos de informação de saúde
  2. Melhorar a disponibilidade e qualidade dos dados de rotina no SISMA
  3. Methodology and Technical Approach:

Sob a orientação e coordenação geral da Direcção do DIS, o consultor irá trabalhar em estreita colaboração com os departamentos relevantes do MISAU: DPC (DIS) e DNSP (HIV, Nutrição, SMI, Saúde Comunitária e outros programas consoante a necessidade) a nível nacional e provincial, para completar as actividades e produtos esperados.

O consultor irá também colaborar estreitamente com os técnicos da Saudigitus, empresa contratada pelo DIS para a implementação e assistência técnica em relação ao SISMA.

Dentro do contexto do acordo bilateral entre o UNICEF e a Universidade de Oslo (UiO), poder-se-á obter um reforço especializado na assistência técnica, caso se identifique essa necessidade.

Quando relevante, o consultor irá participar nos grupos técnicos do SIS e M&A do PIMA e contribuirá para as actividades prioritárias neles desenvolvidas.

O consultor estará baseado no DIS nas instalações do MISAU, e serão lhe fornecidas as condições de trabalho necessárias.

  1. Activities and Tasks:
  • Seguimento da implementação do Sistema Electrónico para o Seguimento de Pacientes de HIV em tratamento (SESP), incluindo a importação dos dados já colhidos na base de dados do DREAM.
  • Garantir a interoperabilidade entre o SISMA e os diferentes sistemas digitais que irão alimentar ou interagir com este.
  • Harmonizar a nomenclatura e criar um dicionário com as definições de todos os indicadores introduzidos no SISMA para permitir ao utilizador uma interpretação clara.
  • Garantir a integração do aplicativo da OMS de verificação de qualidade dos dados no SISMA.
  • Colaborar para o desenvolvimento de uma SOP para o processo de inclusão de novos indicadores ou revisão de antigos indicadores no SISMA por parte dos diferentes departamentos e programas do MISAU.
  • Colaborar para garantir a introdução no SISMA de todos os indicadores acordados para a avaliação de desempenho do sector saúde, segundo as recomendações da avaliação de desempenho de 2017, e tendo em conta as prioridades do PESS.
  • Colaborar para o mapeamento os indicadores com necessidade de alinhamento/ correção em termos de desagregação desde a fonte até ao SISMA, com base na relevância programática (eg. desagregação por sexo e grupos de idade em indicadores de HIV para permitir distinguir os adolescentes)
  • Colaborar para a SOP de expansão das actividades de avaliação de qualidade de dados.
  • Colaborar para garantir o funcionamento do SISMA Hospitalar em todos os hospitais do país, em todas as suas funcionalidades incluindo o módulo de reporte das auditorias de óbitos maternos, perinatais e neonatais.
  • Quando relevante, o consultor irá participar nos encontros dos grupos técnicos do SIS e M&A do PIMA e contribuirá para as actividades neles desenvolvidas.
  • Colaborar para o desenvolvimento de um plano de expansão sustentável de um sistema de entrada de dados a nível das unidades sanitárias usando dispositivos digitais (telefones, tablets, computadores) directamente no SISMA com validação da qualidade dos dados ao longo do fluxo dos dados.
  • Outras actividades identificadas pela Direcção do DIS e concordadas com o UNICEF.
  1. Deliverables and Payments: 

Productos esperados e cronograma:

Por vavor consultar os termos de referencia anexados.

O consultor irá completar todas as actividades e productos listados nos termos de referencia anexados e apresentara relatórios demonstrando o progresso atingido, dentro dos prazos estipulados:

  1. Entrega de relatórios mensais de progresso das actividades até o dia 05 de cada mês.
  2. Entrega e discussão do primeiro relatório semestral (até 28 de Fevereiro de 2019).
  3. Entrega e discussão do relatório final das actividades (até 15 de Agosto de 2020).

O pagamento será efectuado em doze mensalidades (12) com início em Setembro de 2019 conforme orçamento previsto

To qualify as an advocate for every child you will have…

  • Qualifications and Specialized Knowledge:
    • Formação de nível equivalente a licenciatura ou superior, na área de Tecnologias de Informação, Engenharia Informática ou Eletrónica;
    • Domínio de tecnologias de informação em particular para bases de dados, linguagens de desenvolvimento e infraestruturas computacionais em ambientes com recursos reduzidos.
    • Experiência mínima de 5 anos de trabalho com Sistemas Eletrónicos de Seguimento de Pacientes;
    • Experiência na elaboração e implementação de sistemas de informação, preferencialmente no sector da saúde em Moçambique;
    • Experiência em colaboração com o Ministério da Saúde e parceiros em sistemas de informação para saúde.
    • Boas competências interpessoais e capacidade para mediar grupos de discussão;
    • Excelente conhecimento de Português falado e escrito.
    • Preferência por consultores nacionais, embora consultores internacionais serão igualmente considerados caso não existam candidaturas nacionais que preencham os requisitos.

For every Child, you demonstrate…

UNICEF’s core values of Commitment, Diversity and Integrity and core competencies in Communication, Working with People and Drive for Results.

Download File

 ToR_Consultor Senior DIS_UNICEF_final.pdf

UNICEF has a zero-tolerance policy on conduct that is incompatible with the aims and objectives of the United Nations and UNICEF, including sexual exploitation and abuse, sexual harassment, abuse of authority and discrimination. UNICEF also adheres to strict child safeguarding principles. All selected candidates will, therefore, undergo rigorous reference and background checks, and will be expected to adhere to these standards and principles.

Remarks:

Only shortlisted candidates will be contacted and advance to the next stage of the selection process.


Apply

Closing Date Sun Aug 25 2019 23:55:00 GMT+0200 (South Africa Standard Time) 

DISCRICAO
VAGAS NÃO SE PAGA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *