5 erros que podem te impedir de conseguir a vaga de emprego

5 erros que podem te impedir de conseguir a vaga de emprego

 

Muitos jovens têm procurado uma vaga como jovem aprendiz. Às vezes chegam a ir para o processo seletivo, mas no final não conseguem a vaga.

Isso é muito frustrante não é mesmo?

Muitas vezes até tinham experiência na área no qual estavam concorrendo a vaga, mas ainda assim, não conseguiam recolocação no mercado, porque acabavam cometendo erros que impediam sua contratação.

Bom, hoje em dia, por incrível que pareça, o que muitas empresas estão levando em conta na hora de contratar um novo colaborador, não é simplesmente a parte TÉCNICA (o saber fazer). Porque para toda área de atuação há um treinamento. Então, mesmo que você não tenha experiência, você irá ser treinado para assumir o cargo. Neste novo contexto organizacional, o que faz toda a diferença na hora do processo seletivo é COMO VOCÊ SE COMPORTA, e não simplesmente sua parte técnica.

Sabe aquela frase que diz: “a primeira impressão é a que FICA?”. Pois bem, em situações de processo seletivo, ela se encaixa perfeitamente. Sabendo disso, vou te dizer agora OS 5 PRINCIPAIS erros que você pode estar cometendo, e que podem estar impedindo sua contratação.

Um currículo ruim

Ter erros no currículo, ou um currículo mal escrito pode ser o primeiro passo pra a eliminação de um candidato.

Nem todo mundo sabe a forma correta de se escrever um currículo, e simplesmente saem copiando os templates que acham na internet.

 

 VESTIMENTA

Infelizmente o mundo corporativo ainda faz julgamentos quando o assunto é imagem pessoal. Você precisa estar vestido de acordo com os padrões da empresa para participar de uma seleção de emprego. E para isso, você não precisa de roupas caras, basta entender o perfil da empresa. Vista-se para sua entrevista de emprego como se o emprego já fosse seu!

ORATÓRIA

Muito cuidado com os erros de português; erros de concordância verbal ou nominal. Isso pode te eliminar na hora do processo seletivo! Por isso, evite “parecer intelectual” usando palavras difíceis, caso você não esteja acostumado. Ou ser informal demais. Lembre-se: às vezes menos, é mais.

EXCESSO DE CONFIANÇA

Tenha muito cuidado com o ar de prepotência. De achar que já sabe de tudo, e que você realmente é a candidata que a empresa estava procurado. Ok, você até pode ser mesmo, mas não deixe que isso transpareça, porque  poderá acabar te prejudicando muito. Seja o mais humilde possível, e fale apenas o NECESSÁRIO.

DESCONTROLE EMOCIONAL

Nervosismo é normal! Mas em excesso, te prejudicará. Se você se considera alguém muito nervosa, procure algum profissional ou alguma técnica que provoque em você relaxamento e controle emocional na hora do seu processo seletivo. Candidatos que choram, gaguejam, ou enfim, demonstram muito nervosismo na hora do processo seletivo, dependendo do caso e da vaga, são eliminados, porque aquele comportamento está demonstrando que talvez você não tenha controle emocional nenhum para assumir a vaga. Então, se você costuma ser assim, procure ajuda. Isso é importante não só para conseguir um emprego, mas para todas as esferas da sua vida. Treine bastante em casa e tente ficar o mais calmo possível.

FALAR MAL DO EX-CHEFE, OU DA EMPRESA ANTERIOR 

Durante a entrevista, cuidado com a forma como você se refere à última empresa em que trabalhou ou ao seu último/atual chefe. Lembre-se de que o passado te trouxe aprendizados e você está lá para falar do seu futuro.

Gwsmag

Boa Sorte!

5 erros que podem te impedir de conseguir a vaga de emprego