O que é preciso para ser um bom recrutador?

O que é preciso para ser um bom recrutador?

Quem pensa que o trabalho de recrutar se resume a encontrar alguém para ocupar determinada vaga está enganado. A missão do recrutador é muito mais complexa e exige dos profissionais da área de RH muitas habilidades, entre elas olhar analítico e boa percepção.

Muito mais do que cuidar da triagem de currículos e entrevistas, quem atua com recrutamento e seleção de pessoas deve ter uma visão bem definida do objetivo da empresa para a qual está buscando colaboradores. Dessa forma, a chance de acertar na contratação – escolhendo o candidato com o perfil mais adequado para a vaga e que esteja alinhando com as perspectivas da empresa – aumenta bastante.

“Contratar profissionais que agreguem valor ao negócio e à equipe se faz cada vez mais essencial. Por isso, o responsável por selecionar e analisar os candidatos deve estar cada vez mais atento a uma série de etapas a serem seguidas”, explica Alessandra Vieira Martins, gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH.

Segundo a especialista, para obter sucesso nas contratações é essencial que o profissional crie uma estratégia específica para executar o processo e estabelecer critérios de seleção baseados na cultura organizacional e valores da empresa. Afinal, as necessidades e exigências de cada cargo devem ser analisadas com cuidado.

“A escolha do profissional melhor preparado está diretamente ligada aos interesses da organização e representa lucro e economia para a empresa. Todo esse cuidado irá influenciar na lucratividade e sustentabilidade da empresa”, completa.

Além disso, tão importante quanto realizar um bom processo de admissão, o recrutador precisa também ter uma estratégia bem definida para reter e desenvolver os talentos da companhia. “Mais do que recrutar e selecionar, é manter. E para você ter certeza que vai manter aquele candidato, você tem que fazer esse casamento acontecer de forma coerente para a empresa e para o candidato”.

 

Gostou das dicas do Site VAGAS.INFROMOZ, então agora é hora de retribuir “COMPARTILHANDO” no Facebook, no Linkedin, no WhatsApp.

O que é preciso para ser um bom recrutador?