Veja as qualidades de um bom recrutador

Veja as qualidades de um bom recrutador

No momento em que o mercado passa por uma fase de poucas vagas e muitos candidatos, a gestão de RH e o papel do recrutador tornam-se ainda mais importantes para as organizações.

 

Seleccionar o perfil certo para a vaga passa a ser um grande desafio, com tantas pessoas competentes em busca de um emprego.

O trabalho de um recrutador vai muito além da simples seleção de currículos e entrevista de candidatos. O processo de recrutamento e seleção é feito com base nas necessidades organizacionais, de modo que é preciso encontrar um candidato que tenha o perfil certo para a vaga que está disponível.

Para isso, é necessário reunir algumas qualidades que fazem dos bons recrutadores um fator diferencial para as empresas. Veja, abaixo, 7 características que você deve ter como gestor de RH.

1. Honestidade

Ao longo do processo de seleção você terá a oportunidade de entrevistar diversas pessoas. Algumas, embora possuam excelentes qualificações, não se encaixam na vaga. Outras podem ter deficiências que trarão dificuldades para que ela se recoloque no mercado, em qualquer empresa.

O bom recrutador deve ser honesto com o candidato que está entrevistando, mostrando a ele pontos de melhoria e de que forma ele poderia voltar a concorrer a uma vaga na organização no futuro.

2. Discrição

Embora o processo de seleção peça um detalhamento grande da vida do candidato, você não deve ser invasivo e fazer perguntas indiscretas. Busque a sobriedade durante todas as etapas do processo e se atenha às necessidades da vaga e da organização.

3. Motivação

O alto astral e o otimismo devem estar presentes durante o processo de seleção. Muitas pessoas, devido à crise financeira, vêm passando por momentos de dificuldades e se sentem pouco à vontade durante as entrevistas.

Não diminua as expectativas dos candidatos e adote uma postura colaborativa e que possa ser importante para o futuro profissional da pessoa.

4. Interesse

Ao entrevistar um candidato, demonstre interesse não só pela trajetória dele, mas pela possibilidade de tê-lo como colega de trabalho por muito tempo. Isso faz muita diferença na forma como o profissional encara o processo seletivo.

5. Atualização

Os profissionais de RH devem estar sempre atualizados em relação às melhores práticas de recrutamento e seleção. Mas, não é só isso: para que você tenha acesso aos melhores candidatos para a sua empresa é preciso manter um banco de currículos muito bem administrado, com lastro de todos os contatos que você já teve com cada candidato.

6. Cuidado

Nem sempre os recrutadores têm o cuidado de dar feedback aos candidatos não selecionados. Quem participa do processo tem grande expectativa pela contratação e o feedback, mesmo que negativo, demonstra cuidado da empresa em relação ao público que quer trabalhar nela.

Mesmo na fase inicial, a de seleção de currículo, tente oferecer feedbacks pelo menos por e-mail.

7. Influência

Embora o interessado na vaga seja o candidato, você deve saber como influenciá-lo para despertar uma vontade cada vez maior de trabalhar na organização.

Gostou das dicas do Site VAGAS.INFROMOZ, então agora é hora de retribuir “COMPARTILHANDO” no Facebook, no Linkedin, no WhatsApp.

Veja as qualidades de um bom recrutador